A gastronomia madeirense, aproveitando o cultivo de produtos como a “semilha”, a couve, o trigo, feijão, o milho, a cana-de-açúcar, e as vinhas, é repleta de diversos pratos que combinam a tradição com a qualidade dos produtos cultivados.

Um fator importante na gastronomia madeirense é a sua insularidade, que tornou a pesca numa atividade essencial, e consequentemente fez com que o marisco e o peixe ocupassem um lugar de destaque nas ementas regionais.

A produção de uva é uma das principais atividades agrícolas do concelho, fazendo de São Vicente um dos principais produtores da região. Tudo isto resulta na grande importância que as vindimas têm nas gentes desta terra, fazendo da apanha da uva uma tradição.

A época natalícia tem uma grande influência no nosso concelho, fazem parte as iguarias de Natal como as broas, o bolo de mel e os licores tradicionais ocupam também um lugar de destaque no que se refere à gastronomia regional e em particular ao nosso concelho.

Por fim, deixámos algumas sugestões de algumas iguarias e bebidas tradicionais a não perder enquanto nos visita. Encontre especialidades únicas na região da Madeira ou desfrute de cozinha internacional numa seleção de restaurantes, bares e churrasqueiras.

Bolo do caco

Bolo do Caco é um pão típico e tradicional do arquipélago. Este aparenta uma forma redonda e achatada.

bolo_caco

Caramujos

São aperitivos vindos directamente do mar para a mesa. Fresquinhos e salgados. São cozidos com água, sal e alho. Após a cozedura deita-se sumo de limão e para retirar o "caracol" vêm sempre alfinetes ou palitos para nos ajudar no serviço.

caramujos

Lapas Grelhadas

As lapas são muito apreciadas por visitantes e locais, servidas grelhadas na sua própria concha e temperadas com alho e sumo de limão. Servem-se na frigideira mal acabam de ser grelhadas.

lapas

Espetada com Milho Frito

A espetada é nem mais nem menos do que pedaços de carne de vaca, cortados em pequenos retângulos, colocados em espetos e temperados com sal e alho, e confecionados na brasa. Geralmente é acompanhada com milho frito, batatas ou arroz com salada.

espetada e milho frito

Carne Vinha d’Alhos

Muito conhecida na época Natalícia, embora consumida todo o ano. Feita com carne de porco, cortada aos cubos temperada com alho, vinho, vinagre, sal, louro e pimentas. A carne fica a marinar por algum tempo neste tempero ou para quem adora, alguns dias. Depois do tempo ou dos dias de marinada, a carne é colocada num tacho ou frigideira para alourar e o líquido da marinada fica em reserva. Finalmente a marinada é regada na carne para dentro do tacho ou frigideira e deixa-se ferver até a carne ficar macia. Pronta para servir e de fazer crescer água na boca.

Bife de Atum

O atum é um peixe abundante nos mares da Ilha. Costuma ser temperado com alho, sal, vinagre, vinho branco e orégãos, acompanhado com milho cozido ou milho frito, batata, arroz e salada.

Bife_de_Atum

Arroz de Lapas

A lapa é um molusco muito popular entre os Ilhéus da nossa ilha, sendo servida à mesa como entrada de pratos de peixe ou apenas como petisco, a acompanhar vinho branco, verde ou mesmo cerveja. O arroz de lapas é um prato típico madeirense, muito apreciado pelos locais mas sobretudo pelos turistas que o divulgam mundialmente.

arroz_lapas

Filete de Espada

Trata-se de um filete retirado do peixe-espada preto, muito abundante nas águas da nossa ilha. Existem várias formas de confeção sendo a mais apreciada, o filete de espada frito com banana. A título de curiosidade, o peixe-espada preto foi descoberto, pelos pescadores da Madeira, por acaso. Na época pescavam tubarões de profundidade com o intuito de extrair óleo para iluminação e peles para lixas e o peixe-espada preto acabou por ser capturado de forma inusitada. Desde então, tem sido uma das iguarias mais características e admirada por madeirenses e visitantes.

filete de espada

Caldo da Romaria

São Vicente, desde sempre, atraiu muitos romeiros que vinham caminhando de vários pontos da ilha, para pagar as promessas feitas ao Senhor Bom Jesus de Ponta Delgada ou à Nossa Senhora do Rosário, e chegavam cansados das longas caminhadas. Servia este caldo para saciar e repor as energias já gastas. Espesso e muito saboroso, este prato é baseado em carne de vaca, cebola, tomate, cenoura e semilhas.

caldo_da_romaria

Sopa de Trigo

Sopa densa e bastante consistente, é conhecida por ser uma ótima sopa de inverno. Para além do trigo é preparada com uma grande variedade de legumes, sendo que na receita mais composta é acrescentada carne de porco. Serve-se numa terrina e à parte, batata-doce a acompanhar.

sopa_de_Trigo

Sopa de Couve

Uma das tradicionais sopas madeirenses, antigamente era confecionada em todas as casas rurais, isto porque a sua essência provém dos produtos frescos que a terra oferece. As couves, abóbora, cenouras e feijão fazem desta sopa uma refeição consistente, uma delícia a não perder.

Sopa_de_Couve

Vinho Madeira

Conhecido mundialmente, a produção remonta desde a época dos descobrimentos. Para além de abastecer os navios, a presença de estrangeiros fez com que o Vinho Madeira viajasse pelos quatro cantos do mundo, inclusive foi servido aquando da declaração de independência dos Estados Unidos da América. É produzido em diversas castas, Tinta Negra Mole, Sercial, Boal, Verdelho e Malvasia e é consumido como aperitivo.

VinhoMadeira

Poncha Regional

Bebida regional, feita com aguardente de cana, mel e sumo de limão. Existem hoje em dia vários sabores de poncha como de tangerina, maracujá, entre outros. Apesar de parecer sumo, é de ter em atenção o alto teor alcoólico.

PonchaRegional

Bolo de Mel

O Bolo de Mel é o mais famoso e antigo na doçaria madeirense, tendo surgido nos tempos áureos da produção de açúcar. Mandava a tradição, que o bolo de mel fosse preparado no dia 8 de dezembro, dia de Nossa Senhora da Conceição, para estar bom no Natal. Apesar de ser muito tradicional do natal, é consumido durante todo o ano.

Bolo de mel