Casa do Romeiro

Local: Ponta Delgada

Uma construção do século XIX, situada junto à igreja matriz de Ponta Delgada e que apresenta características muito próprias, como as janelas e portas emolduradas em cantaria negra, própria da região.

Praça do Romeiro

Local: Ponta Delgada

Por alturas do arraial do Bom Jesus, muitos Romeiros deslocam-se até à freguesia de Ponta Delgada de forma a expressar a sua devoção. Nesse sentido, foi construída uma praça em honra destes inúmeros devotos.

Casa do Ladrilho

Local: Ponta Delgada

Casa onde nasceu Horácio Bento de Gouveia, grande escritor madeirense, conhecido por ser o retratista das vivências madeirenses.

Monumento em Honra aos Combatentes do Ultramar

Local: São Vicente

Ano Construção: 2013

Este monumento foi edificado para homenagear os militares do concelho que faleceram na Guerra do Ultramar, bem como todos os madeirenses que combaterem nas antigas colónias portuguesas.

Grutas de São Vicente e Centro de Vulcanismo

Local: São Vicente

Horário de funcionamento do Centro de Vulcanismo: Das 09h00 às 18h00, de Terça a Domingo. A última visita começa por volta das 17h00. (As Grutas encontram-se temporariamente encerradas).

Duração: Cerca de 30 minutos

Inauguradas em 1996, as Grutas de São Vicente proporcionam uma fantástica viagem ao interior da terra. Esta visita é conduzida por guias que nos encaminham por um conjunto de tubos lávicos, formados há mais de 890 mil anos resultado da passagem da lava pelo interior da rocha a altas temperaturas.

O Centro de Vulcanismo é um espaço de conhecimento sobre a atividade vulcânica e a formação da ilha da Madeira. Dispõe de uma exposição sobre o poder destruidor e criador dos vulcões, a simulação de uma erupção vulcânica e até uma alucinante viagem até ao “Centro da Terra” que culmina com a visualização de um filme 3D sobre a formação da ilha da Madeira.

Mais informações: Grutas de S.Vicente e Centro de Vulcanismo

Rota da Cal

Local: São Vicente

Horário de funcionamento: Terça a Sábado: 10h00 - 14h00

Site: rotadacal.com

Núcleo museológico que nos possibilita fazer o percurso dos trabalhadores do forno de cal, há muitos anos atrás, no transporte de lenha, calcário e água para o forno da cal.

Museu do Mel e da Apicultura da Madeira

Local: São Vicente

Horário de funcionamento: Segunda a Sexta das 09h00 às 17h30

Facebook

O Museu do Mel e da Apicultura é o primeiro da Região e está situado junto à floresta Laurissilva.

Para além de ficar a conhecer o processo que se faz até ao consumo e ver quais são os utensílios necessários para a sua produção, tem a oportunidade de provar este produto de excelência que tem inúmeros benefícios para a saúde.

"Se as abelhas desaparecerem da face da Terra, a humanidade terá apenas mais quatro anos de existência. Sem abelhas não há polinização, não há reprodução de flora, sem flora não há animais, sem animais não haverá raça humana." Albert Einstein

Quinta do Barbusano

Local: São Vicente

Horário de funcionamento: Terça a Domingo das 09h30 às 18h00

Facebook

Com uma vista privilegiada para a Capela do Pico da Cova, pode experienciar uma autêntica experiência vitivinícola que passa por uma visita guiada pelas vinhas culminando com a prova dos vinhos ali produzidos.

O local está equipado com um lagar tradicional, que permite receber turistas e servir petiscos e mesmo algumas refeições, a acompanhar a apreciação dos seus vinhos. Durante as vindimas há mesmo a possibilidade de fazer pisa a pé.

Solar do Aposento

Local: Ponta Delgada

Horário de funcionamento: Terça a Sábado, das 10h00 às 16h00

Facebook

A Casa do Aposento constitui-se como uma tradicional casa madeirense abastada, na tradição arquitetónica insular. Construção de meados do século XVIII, como pode ver-se numa inscrição em pedra a data de 1746, provavelmente erguida sobre uma construção mais antiga.

Pertenceu à D. Maria Hilária Dinis Abreu de Freitas (1913 - 2003) que por testamento legou a propriedade e todo o seu recheio, à Região Autónoma da Madeira, a fim de ali ser criada uma unidade museológica, que desse a conhecer aos visitantes, as suas coleções artísticas e de forma a perpetuar a sua memória, no local onde nasceu e viveu. Pelo seu valor patrimonial relevante, o Solar do Aposento foi classificado como imóvel de valor cultural local, em 1993 e em 2001, como imóvel de interesse municipal.